Anderson Freire e Amigos - Anderson Freire
Anderson Freire
Anderson Freire e Amigos
O capixaba Anderson Freire é hoje, sem dúvidas, um dos principais nomes da música gospel brasileira. E não se trata de frase de efeito para abrir release... Talentoso desde a infância (cresceu participando de grupo vocal com os irmãos no interior do Espírito Santo), há sete anos experimentou uma reviravolta em sua vida. Suas composições ultrapassaram as fronteiras de Cachoeiro de Itapemirim, foram descobertas por grandes nomes do segmento, conquistaram rádios, igrejas, e, sobretudo, corações...

Nem sempre um bom cantor é bom compositor (ou vice e versa). Da mesma forma que o êxito nas duas carreiras simultaneamente não é quesito obrigatório. Mas, nenhuma dessas premissas se aplica a Anderson Freire. Um dos maiores compositores contemporâneos da música gospel brasileira, iniciou sua carreira como cantor solo pela MK Music em 2010, com o CD IDENTIDADE. Resultado? Disco de Ouro e Platina! Por isso, seu mais novo CD, RARIDADE chegou debaixo de muita expectativa. E não decepcionou: recebeu vários prêmios e foi indicado ao Grammy Latino 2013.  

Anderson Freire, além do talento musical e autoral, é um artista completo. E o principal: tem a unção de Deus para que seu trabalho transcenda a arte... Seu primeiro CD solo foi gravado enquanto ainda fazia parte da Banda Giom, em parceria com irmãos. Aliás, seu contato com a música e a fé vem de muitos anos: ainda na adolescência. A infância cheia de privações no interior do Espírito Santo (na lida no campo para sustentar a família) rendeu história de fé e superação testemunhada através da vida e canções tocantes.  

Anderson é na atualidade um dos campeões em gravação (como autor) e vendas (como intérprete). Mais ou menos assim: nove entre 10 cantores dão voz às composições de Anderson Freire. Seus dois CDs solo conquistaram Ouro (Identidade e Raridade), Platina (Identidade, Raridade) e Platina Duplo (Raridade). Foi indicado ao Grammy Latino 2013, como Melhor Álbum de Música Cristã em Língua Portuguesa, e conquistou o Troféu Promessas 2013, da Rede Globo, como Melhor Cantor. Em tão pouco tempo deixou de ser fenômeno para ser história. Mas, seus dons vão além...

A banda Giom, da qual Anderson fazia parte, já estava no segundo CD quando surgiu o convite para gravar solo. “O Anderson é um gênio, e gravá-lo é muito importante para a MK. As músicas que ele tem dado para nossos cantores com certeza são sucesso. Então, se é sucesso pra tanta gente, com essa voz linda que ele tem, nós conversamos, oramos e pedimos a Deus que nos desse a certeza de que essa seria a direção. Eu tenho essa convicção dentro de mim de que o Anderson vai ser um dos mais expressivos nomes da música gospel”, afirma a presidente da gravadora, Yvelise de Oliveira. O resultado não poderia ser melhor. Praticamente todas as músicas estoraram.

A produção do segundo CD, RARIDADE, é de Anderson e Adelso Freire, irmão do cantor e vocalista da banda Giom; e de Dedy Coutinho, também da Giom. \"As letras são diferentes, mas simples e edificantes. Estamos pregando através da música\", ressaltou o cantor. E sua mensagem tem sido muito bem recebida: a primeira música de trabalho, \"A Igreja Vem\", estreou com grande repercussão nas rádios de todo o Brasil e, em menos de dez dias, ultrapassou 25 mil acessos no canal oficial da gravadora no Youtube.
 
RARIDADE traz 12 canções inspiradíssimas, com fortes mensagens e revelações de Deus. Mas este novo álbum apresenta muitas novidades... Dentre elas as participações de Ariely Bonatti, em \"Um Novo Endereço\", e Arianne, na faixa \"Aliança de Sangue”. E tem mais: faixa bônus digital exclusiva MKwebMUSIC (selo virtual da gravadora), \"O Retorno do Rei\". Quem comprar o CD receberá senha para download (localizada no encarte gráfico) do single através do www.mkwebmusic.com.br. Isso mesmo, a música só estará disponível desta forma, como presente para quem comprar o álbum.

Agregador... Amigos é o que não faltam a Anderson. Por isso, a MK Music produziu o álbum ANDERSON FREIRE & AMIGOS. Eescolher apenas 10 para o CD não foi tarefa fácil. E ficou a cargo da presidente da gravadora, Yvelise de Oliveira, que também selecionou o repertório. “Escolhemos as canções já pensando nos intérpretes. Busquei os cantores que gravaram músicas do Anderson anteriormente ou que já tivessem feito algum dueto. E, claro, a identificação emocional foi imprescindível... Muitas canções e pessoas importantes não tiveram como entrar. Certamente, rende mais uns três CDs... Mas em nada ofusca o brilho do projeto”, explica Yvelise.
 
ANDERSON FREIRE & AMIGOS reúne Bruna Karla (com duas músicas), Fernanda Brum, Aline Barros, Marina de Oliveira, Ariely Bonatti, Gisele Nascimento, Arianne, Léa Mendonça e Banda Giom (formada pelos irmãos do cantor) interpretando músicas do próprio Anderson (algumas compiladas, outras com novos áudios). Wilian Nascimento divide o vocal de “Promessa”, composição de Marco Aurélio - um pedido especial de Yvelise de Oliveira, que teve episódio de sua vida marcado por este clássico da música cristã e ‘sonhou’ com os cantores interpretando a obra.
 
Algumas canções ganharam novos arranjos. Outras dispensaram releitura. Ao todo, o álbum traz 11 faixas cantadas e quatro play-backs (instrumental). \"Uma alegria conseguir reunir amigos e adoradores neste projeto tão significativo pra mim. O resultado está emocionante. Não é apenas um CD, é uma forma de gratidão ao Senhor através de nossos dons. Estamos celebrando a comunhão e compartilhando nossa aliança\", compartilha Anderson. ANDERSON FREIRE & AMIGOS: é ouvir e se emocionar do início ao fim. E esta também não é frase de efeito. Feliz constatação.

PRÊMIOS

CDs

DISCO DE OURO
Identidade
Raridade

DISCO DE PLATINA
Identidade
Raridade

DISCO DE PLATINA DUPLO
Raridade